• Home
  • Sobre
  • WEB RÁDIO
  • Anuncie
  • Envie uma Matéria
  • Interaja
  • Contato
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
Araxá No Ar - O maior portal de Entrenenimento e Cultura de Araxá
  • WEB RÁDIO
  • WEB TV
  • NOTÍCIAS
  • ÁUDIOS
  • FIQUE POR DENTRO
  • COBERTURAS
Prefeitura em Ação
Outros Áudios
  • Músicas
  • Entrevistas
Acústico com Alan Tannús
Pausa para o café
Outros Programas
  • Varejo com Igor Ferreira
  • Clipes
  • Vídeo da Semana

Energia limpa: Araxá integra projeto de R$ 1 bilhão para ampliar o uso de biometano em Minas

Notícias  /  por Admin  /  27, Junho, 2026

2



A busca por fontes de energia mais limpas e eficientes ganhou um novo passo em Minas Gerais com um projeto de R$ 1 bilhão que prevê a produção e a distribuição de biometano para diversos municípios da região, entre eles Araxá, a partir de 2028. Representando o prefeito Robson Magela, o secretário municipal de Governo, Rick Paranhos, participou nesta quinta-feira (25), na Usina Vale do Tijuco, da assinatura do protocolo de intenções que dá início às ações para implantação do projeto.



O acordo reúne o Governo de Minas, a Gasmig, a GeoMit, a Cemig e a Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA), responsáveis pela implantação da nova matriz energética na região. Além de Araxá, o projeto contempla os municípios de Uberaba, Uberlândia e Indianópolis.



Produzido a partir do aproveitamento de resíduos orgânicos, o biometano é um combustível renovável que pode substituir o gás natural e outras fontes de energia utilizadas em processos industriais. A expectativa é que a nova matriz energética contribua para reduzir custos de produção, ampliar a competitividade das empresas e impulsionar o desenvolvimento econômico regional.



Para o secretário municipal de Governo, Rick Paranhos, a chegada do biometano representa uma oportunidade importante para Araxá, especialmente para o setor industrial, ao oferecer uma alternativa energética mais estável, eficiente e sustentável.



“Esse projeto abre uma perspectiva muito positiva para Araxá. O biometano poderá ser utilizado por indústrias que hoje dependem de outras fontes de energia para seus processos produtivos, contribuindo para a redução de custos e aumentando a competitividade das empresas. Outro ponto importante é a previsibilidade, já que o gás tende a manter um custo mais estável ao longo do ano, sem as variações provocadas pelas bandeiras tarifárias da energia elétrica. Isso beneficia o setor produtivo e ainda pode ampliar a disponibilidade de energia elétrica para novos empreendimentos e futuros conjuntos habitacionais”, destaca.



A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico será responsável por levantar a demanda das empresas de Araxá interessadas em utilizar o biometano, contribuindo para o planejamento da distribuição do gás no município.



De acordo com o secretário da pasta, Ítalo Borges, esse trabalho permitirá identificar o potencial de consumo da nova matriz energética e preparar Araxá para aproveitar as oportunidades geradas pelo projeto.



“Vamos mapear as empresas que têm potencial para utilizar o biometano e reunir essas informações para encaminhá-las à Gasmig. Esse levantamento será fundamental para o planejamento da distribuição do gás e para que Araxá esteja preparada para aproveitar as oportunidades que esse projeto poderá trazer para a cidade”, afirma.


Fonte: Assessoria de Comunicação Araxá

Nuvem de Tags
  • Entretenimento
  • Cultura
  • Arte
  • Notícias
  • Política
Estatísticas
2
visualizações
Compartilhe
  • Twitter
  • Facebook
  • WhatsApp
Você também pode gostar
  • Notícias
    27, Junho, 2026
    3
    Energia limpa: Araxá integra projeto de R$ 1 bilhão para ampliar o uso de biometano em Minas
  • Notícias
    27, Junho, 2026
    13
    ExpoQueijo movimenta economia, atrai visitantes de 19 países e amplia projeção internacional de Araxá
  • Notícias
    27, Junho, 2026
    10
    ExpoQueijo Brasil movimenta Araxá a partir desta quinta-feira com programação internacional e expectativa de milhares de visitantes
  • Notícias
    27, Junho, 2026
    16
    Região do Entrecosto recebe nova ponte para veículos pesados e transporte escolar
  • Notícias
    27, Junho, 2026
    18
    Dia D de multivacinação aplica 528 doses em Araxá; procura é considerada baixa 
PUBLICIDADE
Mais Acessados
SOS 50 Anos - Araxá-MG - Parte 1
Cidade
07, Abril, 2017
The Sound Of Silence - Alan Tannús e Vinícius Teodoro
Clipes
18, Fevereiro, 2017

Categorias

  • WEB TV
  • WEB RÁDIO
  • NOTÍCIAS
  • FIQUE POR DENTRO
  • COBERTURAS

Nuvem de Tags

  • WEB TV
  • WEB RÁDIO
  • NOTÍCIAS
  • FIQUE POR DENTRO
  • COBERTURAS

Instagram

  • HOME
  • SOBRE
  • WEB RÁDIO
  • ANUNCIE CONOSCO
  • ENVIE UMA MATÉRIA
  • INTERAJA
  • CONTATO

© Direitos Reservados 2026 Desenvolvido por CodigoJ